Translate

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Review | Os Cinco na Ilha do Tesouro - Enid Blyton


Título: Os Cinco na Ilha do Tesouro
Título Original: Five on a Treasure Island
Autor: Enid Blyton
Colecção: Os Cinco
Volume: 1
Data de Publicação: Setembro de 2011 - relançamento | original - 1942 
Editor: Oficina do Livro
Edição/reimpressão: 5ª Edição/Maio de 2012
Páginas: 182
ISBN: 9789895557745
P.V.P.: o meu foi requisitado na biblioteca da escola da minha irmã, mas segundo os sites da WOOK e da FNAC o P.V.P. será de 9,90€. Talvez consigam encontrar a um preço ligeiramente mais baixo no Continente ou no Jumbo (neste momento, não consigo tirar dados de lá)


Sinopse: Os Cinco heróis destas histórias são o Júlio, o David, a Ana, a Zé e o Tim, que é um cão. Juntos envolvem-se em aventuras e confusões. Será que irão conseguir resolver este mistério? O Júlio, a Ana e o David vão passar férias pela primeira vez a Kirrin, com a prima Zé e o seu cão. Ao fim de muito pouco tempo, a Zé arrasta-os para uma aventura, quando os leva a ver um navio naufragado ao largo da ilha Kirrin... E toda a gente sabe que navios naufragados significam tesouros! Os Cinco mal podem esperar para começar a investigar o assunto; mas não estão sozinhos, há mais alguém na caça do tesouro! Quem o encontrará primeiro?

Resumo: A história começa com os três irmãos, Júlio, Ana e David, que vão passar férias a casa da prima Zé e do seu cão Tim. De início, é complicado conseguirem relacionar-se com a prima, porque ela é uma rapariga com um feitio díficil. Mas isso muda quando decidem ir explorar um navio naufragado ao largo de uma ilha misteriosa. É aí que toda a aventura começa. Ao chegarem à ilha, "os cinco" descobrem uma pista para um tesouro, e claro que fazem logo sua missão encontrar esse tesouro. O problema é que eles não são os únicos em busca do tesouro: uma quadrilha de ladrões está também no seu encalce. No meio desta busca pelo tesouro, muitos são os perigos que estes jovens encontram, o que os leva a descobrir o verdadeiro "eu" de cada elemento deste grupo, aproximando-os e, assim, dando origem ao grupo "os cinco". No meio de tantas aventuras e desventuras, "os cinco" conseguem ficar com o tesouro e prender os ladrões.

A minha opinião: Para começar, quero ressaltar que esta não é a primeira vez que leio este livro. Há alguns anos, quando eu tinha 13/14 anos, já tinha lido este e outros livros de "Os Cinco" mas na versão antiga, que eram de quando a minha mãe era nova, julgo que edições dos anos 70; por isso, imaginem lá o tempo que os livros já têm.
A primeira coisa que posso dizer é que a tradução antiga, daquilo que eu me lembro - até porque já não temos esses livros cá em casa (não sei porquê) -, era um pouco diferente (para melhor) que a actual, o que, em parte, compromete um pouco o meu interesse na história, visto já ter lido a versão antiga. E vocês perguntam: ok, a tradução é diferente, mas a história é a mesma, certo? Porque digo que não é tão interessante? Pois bem, eu lembro-me um pouco da obra na outra tradução e nesta nova tradução noto que o texto está mais básico, o vocabulário está diferente, o que, no geral, torna esta edição um pouco mais pobre, se comparada com edições anteriores. Por este motivo, é que digo que, PARA MIM, a história não é tão interessante (apesar de ser a mesma, claro). Reconheço, porém, que para as novas gerações, esta seja uma história que as vá cativar.
Outra coisa que quero ressaltar é a falta de ilustrações. Pessoalmente, isso é algo que a mim não me faz diferença nenhuma. Porém, sendo este livro um livro voltado para o público infanto-juvenil, penso que ganharia mais se tivesse ilustrações (tipo os livros da colecção Uma Aventura), pois tornariam o livro mais apelativo para os mais novos e, assim, talvez cativasse mais crianças para a leitura (e elas bem que precisam).
De resto, o que dizer? Todos vocês já conhecem esta obra, que é simples, de leitura rápida e fácil, com um bom e interessante enredo, que, através da aventura e do mistério em si contidos, continua a ser capaz de cativar jovens e adultos de várias gerações, assim como os restantes livros da série.

Classificação: Para quem já leu as traduções antigas, dou 3/5; para quem nunca as leu, dou 4/5. (Acho que os livros da colecção Uma Aventura, apesar de tantos números, são bastante melhores.)

Nota: Para os fãs mais antigos, se quiserem voltar a ler, se, assim como eu, já não tiverem as traduções antigas, aconselho-vos a tentarem encontrar em sites como o OLX ou o CUSTOJUSTO e verão que não se vão arrepender.
  
Colecção Os Cinco (21 Volumes):  
1. Os Cinco na Ilha do Tesouro
2. Os Cinco - Nova Aventura dos Cinco
3. Os Cinco Voltam à Ilha
4. Os Cinco e os Contrabandistas
5. Os Cinco e o Circo
6. Os Cinco Salvam o Tio
7. Os Cinco e o Comboio Fantasma
8. Os Cinco na Casa do Mocho
9. Os Cinco e a Ciganita
10. Os Cinco no Lago Negro
11. Os Cinco no Castelo da Bela-Vista
12. Os Cinco na Torre do Farol
13. Os Cinco na Planície Misteriosa
14. Os Cinco e os Raptores
15. Os Cinco na Casa em Ruínas
16. Os Cinco e os Aviadores
17. Os Cinco nas Montanhas de Gales
18. Os Cinco na Quinta Finniston
19. Os Cinco nos Rochedos do Demónio
[Volume 20 e 21 ainda não publicados]

Outras publicações do autor: «Os Sete»; «As Gémeas»; «Noddy»; «O Colégio das Quatro Torres».

Bom, por hoje é tudo! Espero que tenham gostado! Deixem as vossas opiniões nos comentários.

Boa noite a todos!

 
Follow Me:
Facebook (blog)